Aprenda a fazer a a limpeza do toldo fixo ou cobertura em 5 passos

  • Home
  • Projetos
  • Aprenda a fazer a a limpeza do toldo fixo ou cobertura em 5 passos

O toldo e a cobertura exercem importantes funções em uma área residencial ou comercial. Além de oferecer muita beleza e decoração ao ambiente, eles também proporcionam proteção, segurança e privacidade ao imóvel.

Porém, um detalhe que pode passar despercebido é a relevância de cuidar e limpar essas estruturas, para preservar a vida útil delas. Pode parecer complexo, mas, na verdade, trata-se de um processo bastante simples.

Para ajudá-lo, preparamos este post, com 5 passos para manter a limpeza do toldo em dia.

Então, se você ficou interessado pelo assunto, acompanhe a leitura e informe-se!

1. Utilize somente água e detergente neutro

Para a limpeza do toldo, não é preciso utilizar produtos caros e específicos. Basta preparar um balde com água e detergente neutro.

É importante o uso do sabão neutro, uma vez que produtos abrasivos podem manchar ou danificar o material do toldo ou da cobertura. Isso acontece porque o tecido do toldo possui proteção contra os raios UV, e essa camada de proteção pode ser removida com o uso de produtos químicos fortes. Por essa razão, a melhor aposta é mesmo o bom e velho detergente neutro!

Outro detalhe importante é que não se deve usar água quente na limpeza da lona, pois isso também influencia na sua durabilidade.

2. Prefira uma esponja macia ou vassoura sintética

Além de substâncias abrasivas, essas estruturas também podem ser danificadas pelo atrito causado por vassouras duras ou esponjas de aço, por exemplo. Por isso, para limpá-las, molhe uma esponja macia ou uma vassoura sintética na água com detergente neutro e passe na lona, sem esfregar. Assim, evita-se qualquer dano por rasgos ou furos.

3. Evite arranhões no toldo

Lembre-se de limpar a estrutura do toldo com um pano. Assim, evita-se qualquer tipo de arranhão e possível dor de cabeça.

Não é aconselhável o uso de máquina de jato d’água, pois a intensidade da pressão da água pode causar danos à lona, a não ser que seja um toldo ou cobertura de material rígido, como vidro, metal ou policarbonato.

4. Seque a lona à sombra

Depois de lavar e enxaguar, abra o toldo e deixe-o secando naturalmente à sombra. Esse processo dificulta a formação de bactérias e de fungos. É importantíssimo para a vida útil da lona que você não a guarde úmida.

Por isso, apenas guarde-o depois de estar completamente seco. Faça o mesmo processo de secagem em dias de chuva, ou seja, se chover, não deixe a lona fechada. Abra-a e deixe-a secando naturalmente. Depois de seca, ela pode ser guardada.

5. Mantenha regularidade na limpeza

Independentemente do tipo de toldo que você tiver, é importante fazer sua limpeza periodicamente. Assim, não espere acumular sujeira para, então, lavar a lona. Quanto mais tempo essa sujeira permanecer nela, mais difícil será limpar sem que fique nenhuma mancha.

Além disso, a sujeira deixa a lona com uma cor opaca e sem brilho. Por essa razão, é recomendado que os toldos usados diariamente sejam lavados a cada 30 dias. Porém, se o uso não for constante, a limpeza pode acontecer a cada dois meses.

Gostou de saber esses 5 passos para uma limpeza do toldo mais eficaz? Dessa forma, fica muito mais fácil manter a limpeza em dia e a manutenção do produto!

Agora, que tal escolher o tipo de toldo que mais combina com seu espaço? Temos ótimas dicas que vão fazer toda a diferença no seu ambiente.

Deixe um comentário
Share This