Casas de sítio com varanda: confira 5 dicas de decoração!

  • Home
  • Arquitetura
  • Casas de sítio com varanda: confira 5 dicas de decoração!

Ter uma casa de campo para relaxar com a família em feriados e finais de semana está na lista de desejos de muita gente, não é mesmo? Imagine ainda se essa casa tiver uma sacada confortável com uma vista maravilhosa, proporcionando momentos de contemplação e relaxamento. É realmente um sonho!

Pois saiba que esse sonho pode se tornar realidade: com as nossas dicas de decoração você poderá transformar qualquer casa de sítio com varanda em um verdadeiro refúgio! Ficou interessado? Então continue a leitura!

Primeiro passo: defina o seu estilo

Você já se perguntou qual é o seu estilo de decoração? Se não, saiba que essa é uma pergunta muito importante, pois só a partir dessa resposta será possível definir os elementos decorativos da varanda da sua casa de campo.

Existe um mito de que todo sítio deve ter uma mobília e decoração rústicas, mas isso não é verdade. Existem diversos estilos de arquiteturas que vão muito além do rústico e que ficam igualmente magníficos em construções desse tipo.

Se você gosta de linhas elegantes, mármores, cristais ou porcelanas, por exemplo, então provavelmente você tem um estilo clássico. Já se as formas geométricas, abstratas, florais e quadriculadas são os elementos que mais lhe agradam em uma decoração, então você é do time vintage ou retrô.

Existe também a decoração minimalista, que se caracteriza por um ambiente funcional, sem adornos ou enfeites supérfluos. A decoração romântica, em contrapartida, é marcada por abundância de mobílias curvilíneas, objetos arredondados e estofados confortáveis e bem macios. 

E então, qual é o seu estilo?

Segundo passo: mãos à obra

Definido o seu estilo, chegou a hora de decorar a varanda do seu sítio. Confira 5 dicas de decoração com alguns elementos essenciais.

1. Assentos

Se o seu estilo é clássico, grandes poltronas arredondadas e de cores claras combinadas com dois pufes do mesmo tom darão um efeito elegantíssimo à sua varanda.

Mas se você gosta mesmo de um gênero rústico, as clássicas cadeiras de balanço de madeira são as mais recomendadas. Para diferenciar, é possível suspendê-las e dar um toque de romantismo ao ambiente.

Um sofá com almofadas amarelas apoiado em um tapete com formas geométricas pretas, por exemplo, seria o ideal para quem gosta de um estilo vintage.

2. Mesas

Seja somente para apoio, seja para fazer refeições, ter uma mesa na varanda desempenha um papel importantíssimo no efeito visual do espaço.

A mesas bistrô de alumínio, por exemplo, são ótimas para lugares não tão grandes, além de serem resistentes à ação do tempo. Elas geralmente são acompanhadas de banquetas, que podem ser coloridas e dar um toque de modernidade ao ambiente. 

Há também as mesas retangulares de madeira maciça, que combinam com quase todos os estilos de decoração e são bastante duradouras. Para fugir das cadeiras tradicionais, opte por bancos acoplados.

3. Coberturas

Toda varanda que se preze precisa ter uma cobertura, não é mesmo? Existem algumas opções no mercado que protegem todo o ambiente contra sol, a chuva e o vento e ainda proporcionam conforto térmico, como os toldos verticais. Eles estão disponíveis em diversas cores e estampas, atendendo a todos os gostos e combinando com qualquer decoração.

 4. Plantas

Ter um jardim na varanda é sinônimo de relaxamento e tranquilidade, mesmo se a casa de campo já estiver cercada de verde, afinal, natureza nunca é demais! Um jardim vertical ou, então, um pergolado com plantas pendentes e flores são ótimas ideias, pois deixarão qualquer varanda deslumbrante!

5. Luzes

Uma boa iluminação faz toda a diferença em qualquer espaço. Nas varandas, por exemplo, é possível colocar cordões de lâmpadas de LED em todo o seu entorno, evidenciando assim o ambiente e proporcionando um feito visual belíssimo!

E aí, gostou das dicas para decorar a casa de sítio com varanda? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e não deixe seus amigos de fora dessa!

Deixe um comentário
Share This