Cobertura para piscina: quais são as melhores opções? Saiba aqui!

  • Home
  • Dicas
  • Cobertura para piscina: quais são as melhores opções? Saiba aqui!

Seja na própria residência, seja em uma casa de sítio, desfrutar os benefícios de uma piscina é algo prazeroso para muita gente. Isso porque ela é ótima para o lazer, proporcionando momentos de recreação e relaxamento. Dessa forma, para quem deseja garantir sua durabilidade, cabe destacar algumas medidas preventivas, sendo a cobertura para piscina um bom exemplo.

Sendo assim, confira abaixo as vantagens e os principais tipos de coberturas para piscina.

Vantagens de utilizar a cobertura

Existem vários tipos de coberturas para piscina, e, independentemente do modelo, todas elas asseguram importantes vantagens, como:

  • proteção contra partículas sólidas e sujeiras em geral;
  • isolamento da piscina, evitando a queda de animais domésticos, pássaros e insetos;
  • conservação das propriedades químicas da água;
  • conforto térmico, possibilitando manter a água a temperaturas mais agradáveis;
  • redução nos custos de manutenção (principalmente no que diz respeito à qualidade da água), uma vez que a piscina está isolada fisicamente;
  • segurança de crianças e pessoas que não saibam nadar.

Dessa forma, é essencial investir em um item que vai, além dos benefícios acima citados, economizar seu tempo e dinheiro com a manutenção da piscina.

Principais tipos de cobertura para piscina

O tipo de cobertura dependerá da sua necessidade. Veja os principais para decidir pelo que melhor se aplica à sua situação.

Toldo com revestimento em lona

Fabricado para ser utilizado de maneira intensiva, isto é, apresentando boa resistência mecânica e durabilidade mesmo exposto constantemente a intempéries, o toldo com revestimento em lona é uma ótima opção para cobertura de piscina.

Vale destacar o baixo investimento que esta cobertura requer, sendo uma das opções mais vantajosas economicamente. Outro ponto que deve ser citado é a facilidade durante o seu processo de limpeza, já que a lona é um material simples de ser lavado e higienizado.

Capa térmica

Como o próprio nome sugere, a capa térmica é uma boa escolha para quem deseja manter a piscina mais aquecida, uma vez que ela evita a transferência de calor da água para o ambiente externo.

Além de suas propriedades térmicas, esse tipo de capa favorece a economia tanto de água (evita perda de água por evaporação) quanto a de energia elétrica (diminui o consumo de energia com aquecimento elétrico).

Cobertura em policarbonato

Mais leve que o vidro, a cobertura em policarbonato oferece elevada resistência mecânica (principalmente contra impactos) e a utilidade estética de ser transparente. A sua principal vantagem é a de proporcionar proteção contra a incidência solar, especificamente os raios ultravioleta.

Vale destacar o baixo custo que a cobertura de policarbonato demanda, além também de sua fácil manipulação e instalação, podendo ser sobre estruturas de aço, madeira ou alumínio.

Cobertura telescópica

A cobertura telescópica é caracterizada por ser mais sofisticada e agregar beleza estética acima do padrão. Envolvendo toda a região ao redor da piscina a partir de painéis móveis inteligentes, tal tipo de cobertura viabiliza a utilização do espaço sob quaisquer condições meteorológicas, já que consegue proporcionar um ambiente térmico confortável, por meio de uma estufa.

A grande vantagem dessa opção é a de possibilitar o seu devido ajuste mecânico (da região a ser coberta) de acordo com as mudanças climáticas ao longo do dia, isto é, a área de cobertura pode ser constantemente alterada, ficando a gosto do cliente.

Desse modo, é fácil perceber as vantagens ao providenciar uma cobertura para piscina, principalmente em relação à redução de gastos com manutenção e prolongamento da vida útil. Diante disso, podemos afirmar que essa aquisição, independentemente do tipo escolhido, deve ser sempre encarada como um investimento, e jamais como um custo desnecessário.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais informações sobre as coberturas!

Deixe um comentário
Share This