Como instalar pérgolas em sua área externa? Aprenda com a gente!

  • Home
  • Decoração
  • Como instalar pérgolas em sua área externa? Aprenda com a gente!

Já parou para pensar sobre como instalar pérgolas em sua casa? Afinal, quando falamos sobre decoração da área externa, muita gente comenta sobre o pergolado, que pode ser de madeira, concreto, bambu, alumínio, entre outros. Além de trazer muita beleza e ajudar a compor a decoração do ambiente, ele também protege o jardim e o espaço das ações do sol e da chuva.

Dessa forma, fica muito mais prazeroso usufruir da área externa da casa, independentemente das ações climáticas do momento. Apesar de muitos terem vontade de instalar pérgolas, pouco se fala sobre como realizar tal tarefa.

Para ajudar você, preparamos este passo a passo de como instalar pérgolas em sua residência. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe a leitura!

Escolha do design

Hoje em dia há diversos modelos disponíveis no mercado, com diferentes formatos. Algumas empresas até oferecem o serviço de personalizar a cobertura, criando um design específico, que seja a cara do cliente.

Dessa forma, não se contente com o primeiro modelo que aparecer. Pesquise com cuidado e escolha sabiamente o design que melhor compor a decoração e o estilo da área externa.

Medição do local

A medição do local deve ser o primeiro passo para planejar o pergolado. Assim, definido o local da pérgola, meça todo o perímetro do ambiente com base no tamanho do produto desejado.

Escolha dos materiais

Madeira

Há muitos materiais de pergolado, mas o mais utilizado é o de madeira. Esse tipo de cobertura pode ser instalado sobre o jardim, a garagem, a entrada da casa, a área de lazer externa com piscina e churrasqueira, entre outros. Tudo depende da necessidade do usuário.

As pérgolas de madeira costumam ter o design vazado, deixando passar um pouco da iluminação solar. Dessa forma, elas são perfeitas para os ambientes com jardim.

Lembre-se de que o pergolado de madeira deve receber tratamento específico, uma vez que ficará exposto constantemente às ações solares e às chuvas. Assim, a madeira não pode ficar enfraquecida com o tempo, e nem deve ser envergada.

Vidro 

É importante saber que há outros tipos de pérgolas que podem ser totalmente cobertas, como as de vidro e as que são cobertas por plantas, do tipo de trepadeiras. Essas últimas são muito decorativas e ideais para a entrada da casa.

Alumínio

Uma tendência no momento é o pergolado de alumínio, que é montado em cima do ambiente a ser protegido contra as ações climáticas. Ele é resistente à água, ao sol, ao calor etc. Além disso, também podem ser combinados para que tenha estrutura em alumínio e cobertura em vidro ou plástico.

Esse material oferece muita resistência, por isso duram muito tempo, sem a necessidade de uma manutenção trabalhosa. Assim, proporcionam proteção, segurança e garantem a diversão no espaço externo que pode ser utilizado a qualquer momento do dia, mesmo com chuvas ou durante o sol da tarde.

Instalação do produto

Ao enterrar as bases do pergolado, tenha certeza de que todas estão niveladas, evitando qualquer tipo de acidente futuro.

Serão necessárias pelo menos 4 bases verticais com uma ripa transversal. Se o espaço for muito grande, talvez seja necessário mais base vertical para aguentar o peso da cobertura. A base com a ripa deve formar um ângulo de 90°. Lembre-se de usar parafusos grossos para manter tudo unido e sem folga.

Deixe uma medida entre 20 a 40 cm de vazamento entre uma viga e outra da cobertura. Esse é um espaço ideal, em que se pode deixar apenas assim, instalar uma cobertura de vidro em cima ou criar uma cobertura com trepadeiras. Ou seja, são muitas as opções, e todas são belas e funcionais. No final, quem decide é o usuário.

Com essas dicas, fica muito mais fácil instalar pérgolas na área externa! Mas não se esqueça que é extremamente importante contar com a orientação de um profissional da área para executar esse tipo de trabalho. Dessa forma, o resultado será muito recompensador e valerá todo o investimento!

Gostou do nosso post sobre como instalar pérgolas na área externa de casa? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Então, que tal deixar um comentário abaixo? Queremos saber a sua opinião!

Deixe um comentário
Share This