Conheça as etapas de produção de um toldo e de uma cobertura!

  • Home
  • Dicas
  • Conheça as etapas de produção de um toldo e de uma cobertura!

Utilizado em residências e comumente em comércios e lojas, o toldo é um tipo prático e eficiente de cobertura que visa proteger a área das intempéries (raios solares, chuvas e ventos). Encontrado na forma fixa ou móvel, é um dispositivo que tem interessantes conceitos atrelados à sua fabricação. Sendo assim, analisaremos aqui as principais etapas de produção de um toldo.

Geralmente instalados em fachadas, janelas e garagens, os toldos oferecem vantajosas qualidades, como:

  • podem ser utilizados para realizar propagandas, por meio de desenhos e informações estampadas na sua manta;
  • além de proteção climática, podem ser empregados como uma opção decorativa;
  • são facilmente fabricados sob diversos tamanhos, modelos e cores, especificados de acordo com as necessidades do cliente.

Entretanto, para a produção de um toldo de qualidade, é preciso garantir que todas as etapas ocorram sem erros. Continue a leitura deste artigo e confira os estágios de fabricação que um toldo necessita passar ao ser planejado:

Visita técnica inicial

Ao ser notificada pelo interesse do cliente, a equipe se desloca para o local onde o toldo será instalado para a primeira verificação. Nessa visita, os profissionais estudam a área junto ao cliente e analisam aspectos como: região de maior incidência solar, área de cobertura, características do vento e características climáticas em geral do local.

Alinhando o projeto inicial (croqui com dimensionamento e design ideal) ao interesse e às necessidades do cliente (formato, cores e outros aspectos), a equipe define o melhor modelo a ser instalado no local.

Aquisição de materiais

Com o projeto já estabelecido, dá-se início à compra de materiais para a produção do toldo. A estrutura da cobertura pode ser constituída de ferro, alumínio ou aço. Uma estrutura em alumínio requer um investimento maior, mas oferece melhores resultados e durabilidade.

Já a compra da manta está principalmente relacionada à intensidade solar a qual será exposta (grau de filtragem). Algumas opções são:

  • manta acrílica — parecida visualmente com um tecido, sendo impermeável e lavável;
  • manta sintética — um modelo de PVC reforçado, antimofo e antichamas);
  • manta de policarbonato — parecido visualmente com vidro, extremamente resistente e leve.

Controle de qualidade

Após a compra dos materiais, é preciso realizar o controle de qualidade para analisar se as condições do material comprado atendem aos padrões para a fabricação de um toldo. Nessa etapa, é averiguada a corrosão das barras, o seu dimensionamento, as imperfeições visuais e principalmente os certificados de resistência mecânica.

Em relação à manta, é preciso constatar sua qualidade quanto à impermeabilidade, à uniformidade, à qualidade da costura (se já houver) e quanto à sua superfície, de modo a não encontrar pequenas deformidades.

Início da produção

Com o desenho já definido de acordo com o cliente, inicia-se o processo de corte e soldagem das barras. É preciso ter atenção a essa etapa, pois alguns pontos específicos de soldas podem ser realizados no local da instalação do toldo e não na fábrica, favorecendo o transporte e a logística.

Nessa etapa também é realizada a pintura das barras, o corte e a confecção da manta, já com o objetivo de deixá-la na dimensão correta de acordo com a estrutura do toldo.

Montagem final

Com a estrutura já soldada/armada e a manta confeccionada, faz-se a primeira montagem do toldo no próprio galpão da fábrica, atentando-se paralelamente às especificações da estrutura — se atendem perfeitamente ao tipo de corte/costura da manta. Nessa etapa, é comum a realização de pequenos ajustes e a utilização de recursos técnicos para uma montagem ideal.

Instalação

Transporta-se a estrutura para o local e é realizada a sua instalação. Essa etapa geralmente é menos complexa, pois a estrutura já está montada e como as características do terreno já foram previamente estudadas, basta dar sequência e finalizar o processo.

Controle de qualidade final

O controle de qualidade final é uma etapa que deve ser mais criteriosa, pois é nessa fase que o produto será todo inspecionado, podendo ser aprovado ou reprovado e ter a necessidade de adequações.

Verificam-se, nessa etapa:

  • a impermeabilidade da manta após sua montagem na estrutura;
  • a qualidade das soldas realizadas, tanto na fábrica ou no local (buscando possíveis trincas e imperfeições);
  • o alinhamento da estrutura, juntamente às suas dimensões previamente estabelecidas no desenho técnico;
  • a qualidade da pintura das barras;
  • a inspeção visual da manta (cortes, costura e pintura);
  • o controle dimensional após montado;
  • os testes de segurança após a instalação, verificando a resistência e a devida fixação.

É importante destacar que é interessante que a mesma empresa que fabrica o toldo faça a instalação, uma vez que os profissionais já sabem detalhadamente todas as características da estrutura.

Garantia

O toldo é fabricado para suportar pancadas de chuvas e rajadas de vento, logo, seu desempenho diante da variação climática ao longo da sua fase inicial de instalação é constantemente monitorado. Caso haja a necessidade de reforço estrutural — devido a uma forte chuva fora do comum ou a outros incidentes —, o serviço será realizado pela equipe profissional, sempre com o objetivo de manter sua eficiência.

Sendo assim, cabe também ao cliente manter contato direto com a equipe de produção do toldo, com o objetivo de trocar informações. Isso é importante para ajudar a manter a qualidade do serviço, uma vez que quando bem instalado e dada a manutenção na hora correta, o toldo oferece ao cliente excelentes condições de durabilidade e resistência.

São inúmeras as vantagens que uma cobertura pode oferecer: proteção contra raios solares, chuvas, boa ventilação, entre outras. Atualmente, muitos estabelecimentos comerciais procuram esse artigo não somente por causa da proteção, mas para agregar beleza ao ambiente.

Vale ressaltar também que toldos e coberturas não são considerados artigos de luxo, ou seja, são um investimento acessível quando planejados por uma boa equipe de profissionais. Portanto, na hora de procurar esse serviço, opte por uma empresa com boa reputação no mercado e que ofereça vantagens financeiras.

Percebemos a importância de cada etapa de produção de um toldo para atestar a boa condição do produto ao final do processo, garantindo não apenas sua qualidade, mas a satisfação do cliente.

Gostaria de saber mais sobre toldos e coberturas? Entre em contato com a Toldos Jóia e conheça nosso trabalho!

Deixe um comentário
Share This