Conheça as normas para uso de toldos e coberturas em comércios

  • Home
  • Dicas
  • Conheça as normas para uso de toldos e coberturas em comércios

Quer atrair clientes ao seu estabelecimento comercial? Para isso, é necessário fazer um planejamento cuidadoso, com um ambiente que tenha iluminação adequada, cores harmonizadas e uma vitrine e logotipo chamativos que destaquem o comércio da concorrência. 

Além desses fatores, existe mais um item que pode ser crucial na decisão do cliente em visitar a loja — e que muitas vezes é negligenciado ou mesmo ignorado pelos empresários. Estamos falando dos toldos e coberturas para comércios. 

Apesar de serem relativamente baratos e de fácil instalação, existem algumas leis e decretos que normatizam o uso desses acessórios, que podem diferir de município para município. Quer saber quais são essas normas? Então continue a leitura e descubra!

Quais as vantagens em instalar toldos e coberturas em estabelecimentos comerciais?

Como já foi dito acima, investir em coberturas na fachada do estabelecimento pode ser o diferencial que faltava para o cliente escolher a sua loja e não a do concorrente. Confira mais alguns benefícios que você pode obter com a instalação desses acessórios: 

Servir como ponto de referência

Por serem extremamente personalizáveis, os toldos podem contribuir para a consolidação da identidade da marca e serem um chamariz para o seu negócio.

Dar abrigo a clientes e possíveis clientes

Oferecer proteção contra sol, chuva e outras intempéries pode ser a chave para atrair novos consumidores e fidelizar os antigos. 

Proteger os produtos

Dispor produtos em frente à porta ou na área externa do estabelecimento é uma tática comum de muitos empresários para chamar a atenção dos transeuntes e é por isso que os toldos e coberturas são acessórios indispensáveis para evitar que os produtos sofram danos com chuvas, vento e sol excessivo.  

O que diz a lei sobre a instalação desses acessórios?

Conforme mencionado, as normas acerca da instalação de toldos e coberturas em comércio variam de acordo com cada município. Confira, a seguir, tudo o que um comerciante do município de Campinas deve saber na hora de instalar seu toldo e não cometer nenhuma infração legal:

  • para não ter problemas com a lei, instale toldos e coberturas feitos de materiais removíveis, como ferro, plástico, alumínio, acrílico, vidro, madeira, policarbonato, cimento amianto, entre outros; 
  • tome cuidado para que não haja nenhuma possibilidade de pessoas circularem ou permanecerem sobre a cobertura;
  • escolha toldos que tenham um bom sistema de escoamento para que a água da chuva não caia sobre os transeuntes.

Desapropriação

É importante também ficar atento para o que diz a lei em caso de desapropriação, pois o proprietário do imóvel não poderá reivindicar nenhuma indenização e terá que remover imediatamente o toldo ou a cobertura assim que for intimado pelo município. 

Além disso, os interessados em instalar os toldos e coberturas deverão procurar a prefeitura, munidos da planta do local, para protocolar um requerimento e assim conseguirem a devida autorização.

 E então, gostou do artigo? Agora que você já sabe como funcionam as leis de implantação de toldos e coberturas em comércios, compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais para que seus colegas também fiquem conhecendo!

Deixe um comentário
Share This