Conheça (X) tipos de piscina e saiba como escolher para sua casa

  • Home
  • Decoração
  • Conheça (X) tipos de piscina e saiba como escolher para sua casa

Engana-se quem ainda tem a ideia de que uma piscina é um artigo de luxo, caro e de difícil manutenção. Entretanto, planejar uma obra que tenha esse elemento incluso requer certo estudo sobre as opções que mais se encaixam à sua realidade financeira. Dessa forma, conhecer os tipos de piscina e suas principais características torna-se essencial.

O planejamento desse bem não se limita apenas à estética, pois necessita de conhecimento prévio do terreno, da melhor localização para uma boa incidência de raios solares, da profundidade adequada segundo seu público alvo e, principalmente, do material que será utilizado. Sendo assim, listaremos abaixo 3 tipos de piscinas, destacando suas vantagens e desvantagens. Vamos lá?

1. Piscina de alvenaria

É o modelo mais antigo de piscina que existe, construída de tijolos e com um revestimento de azulejos ou pedras. A sua grande vantagem é que pode ser planejada de acordo com a especificação do cliente, ou seja, em vários formatos, ângulos e com diferentes profundidades e desenhos.

Com boa resistência mecânica e excelente durabilidade, a desvantagem desse modelo de piscina é o tempo empregado em sua construção, que pode ser bastante demorado.

Manutenção e custo benefício

A piscina de alvenaria necessita receber uma camada de impermeabilização (de argamassa ou manta asfáltica) em toda sua estrutura. Porém, quando mal realizada ou quando é desgastada pela ação do tempo, rachaduras e vazamentos podem aparecer. Dessa maneira, ela apresenta mais riscos de ter vazamentos, demandando mais investimentos tanto para a construção quanto para a manutenção.

2. Piscina de vinil

Também com uma estrutura de tijolos, a piscina de vinil conta com a impermeabilidade, oferecendo também a possibilidade de vários formatos, tamanhos e desenhos. Outra vantagem é a rápida instalação, apesar de ainda não alcançar a mesma resistência que as de alvenaria, com revestimento de azulejos ou pedras.

Manutenção e custo benefício

Essa piscina não tem grande risco de vazamento. Porém, precisa de cuidados especiais com objetos cortantes e pontiagudos para não sofrer perfurações em sua cobertura. Com fácil e rápida troca do revestimento de vinil, esse modelo é conhecido por ser acessível economicamente e demandar baixos custos de manutenção.

3. Piscina de fibra de vidro

É a opção mais vantajosa pra quem prefere rapidez durante a construção. Isso porque ela é pré-fabricada em formatos específicos, necessitando apenas de instalação. A excelente vantagem desse modelo é a sua superfície lisa, que não acumula fungos e algas, além de também ter ótima resistência e alta durabilidade.

Manutenção e custo benefício

A piscina de fibra de vidro não oferece alto risco de vazamento, entretanto, não deve ser totalmente esvaziada sem os devidos cuidados, sob risco de ruptura de sua estrutura. A sua grande vantagem está no custo, sendo a que demanda o menor investimento, tanto para construção quanto para manutenção.

Ao decidir ter uma piscina, é essencial levar em consideração o tempo de construção e instalação, a facilidade na hora da limpeza e o custo da manutenção, para que, dessa forma, a escolha seja mais adequada dentro da sua realidade financeira.

Vale destacar também que independentemente dos tipos de piscina a escolha não se limita apenas ao lazer, pois esse objeto pode agregar grande valor ao seu imóvel na hora de vendê-lo.

Para acessar mais curiosidades e dicas de casa, basta seguir a nossa página nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Deixe um comentário
Share This