Você sabe a importância da manutenção para toldo? Sabe de quanto em quanto tempo ela deve ser realizada? Como fazer uma limpeza correta? E quais erros podem danificá-lo?
No texto de hoje vamos responder todas as suas dúvidas e te ensinar a fazer a manutenção para toldo corretamente. Continue lendo!
Qual a vida útil de um toldo?
Um toldo, quando limpo frequentemente e com as devidas manutenções corretas e periódicas, pode durar cerca de 10 a 15 anos. Essa variação no prazo é dependente também do clima a que o toldo está exposto, por exemplo: se o sol é muito forte, ou se ocorrem muitas tempestades.
Como é a limpeza correta?
A limpeza deve ser periódica, para que o material que compõe o toldo não manche devido a sujeira e o ideal é que ela seja feita mensalmente. Porém esse prazo pode variar em função de local em que a cobertura se encontra — considere se ela suja com maior ou menor frequência, se é um estabelecimento comercial ou uma residência.
Não é aconselhável utilizar vassouras, esponjas ou produtos abrasivos ao realizar a limpeza, seguindo sempre alguns passos para garantir um bom trabalho: primeiramente, devem ser retiradas folhas, galhos e materiais acumulados sobre o toldo.
Depois, deve-se diluir detergente neutro em um balde de água e molhar o toldo com essa solução. Após essa aplicação, enxágue e deixe secar.
Porém, é preciso ter cuidado ao realizar a limpeza, pois erros nesse processo podem danificar o toldo permanentemente. Por isso, muitos estabelecimentos comerciais e condomÃnios contratam empresas especializadas para executar esse delicado processo.
Quais cuidados preciso ter?
É importante ter alguns cuidados preventivos com seu toldo nos perÃodos de chuva. Se ele não for do tipo fixo e o vento estiver muito forte, recomenda-se que ele permaneça fechado para que a estrutura não seja desnivelada ou até mesmo quebrada.
Após as chuvas é importante abrir o toldo novamente, evitando que a lona acumule água, crie mofo ou deteriore.
Quando fazer a manutenção para toldo?
Além da limpeza periódica, para que seu toldo tenha durabilidade máxima, é necessário fazer manutenções com empresas especializadas a cada 6 meses, ou anualmente.
Durante essa checagem serão analisadas e verificadas as ferragens do material, pois elas podem empenar ou apresentar problemas após tempestades. O uso inadequado também é um fator importantÃssimo e que deve ser considerado.
Lubrificantes e um reparo da camada protetora contra ação de chuva e sol também podem ser necessários. A pintura mais indicada é a eletrostática, por ser mais resistente e compatÃvel aos materiais utilizados na fabricação dessas coberturas. A integridade de sua lona ou do material que compõe seu toldo, também será analisada e reparada, se necessário.
Por que contratar uma empresa para realizar a manutenção?
Durante a manutenção do seu toldo, a integridade da estrutura metálica deve ser verificada, assim como uma possÃvel manutenção da pintura de proteção a prova de ferrugem e da integridade do material que o compõe.
Para que essas verificações sejam feitas corretamente com segurança e garantia, é importante a contratação de empresas especializadas em executar a manutenção para toldos.
Você gostou das nossas dicas? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e garantir que mais informações úteis para o seu negócio cheguem diretamente na sua caixa de entrada.
Deixe um comentário