Manutenção para toldo: é necessário fazer?

  • Home
  • Dicas
  • Manutenção para toldo: é necessário fazer?

Você sabe a importância da manutenção para toldo? Sabe de quanto em quanto tempo ela deve ser realizada? Como fazer uma limpeza correta? E quais erros podem danificá-lo?

No texto de hoje vamos responder todas as suas dúvidas e te ensinar a fazer a manutenção para toldo corretamente. Continue lendo!

Qual a vida útil de um toldo?

Um toldo, quando limpo frequentemente e com as devidas manutenções corretas e periódicas, pode durar cerca de 10 a 15 anos. Essa variação no prazo é dependente também do clima a que o toldo está exposto, por exemplo: se o sol é muito forte, ou se ocorrem muitas tempestades.

Como é a limpeza correta?

A limpeza deve ser periódica, para que o material que compõe o toldo não manche devido a sujeira e o ideal é que ela seja feita mensalmente. Porém esse prazo pode variar em função de local em que a cobertura se encontra — considere se ela suja com maior ou menor frequência, se é um estabelecimento comercial ou uma residência.

Não é aconselhável utilizar vassouras, esponjas ou produtos abrasivos ao realizar a limpeza, seguindo sempre alguns passos para garantir um bom trabalho: primeiramente, devem ser retiradas folhas, galhos e materiais acumulados sobre o toldo.

Depois, deve-se diluir detergente neutro em um balde de água e molhar o toldo com essa solução. Após essa aplicação, enxágue e deixe secar.

Porém, é preciso ter cuidado ao realizar a limpeza, pois erros nesse processo podem danificar o toldo permanentemente. Por isso, muitos estabelecimentos comerciais e condomínios contratam empresas especializadas para executar esse delicado processo.

Quais cuidados preciso ter?

É importante ter alguns cuidados preventivos com seu toldo nos períodos de chuva. Se ele não for do tipo fixo e o vento estiver muito forte, recomenda-se que ele permaneça fechado para que a estrutura não seja desnivelada ou até mesmo quebrada.

Após as chuvas é importante abrir o toldo novamente, evitando que a lona acumule água, crie mofo ou deteriore.

Quando fazer a manutenção para toldo?

Além da limpeza periódica, para que seu toldo tenha durabilidade máxima, é necessário fazer manutenções com empresas especializadas a cada 6 meses, ou anualmente.

Durante essa checagem serão analisadas e verificadas as ferragens do material, pois elas podem empenar ou apresentar problemas após tempestades. O uso inadequado também é um fator importantíssimo e que deve ser considerado.

Lubrificantes e um reparo da camada protetora contra ação de chuva e sol também podem ser necessários. A pintura mais indicada é a eletrostática, por ser mais resistente e compatível aos materiais utilizados na fabricação dessas coberturas. A integridade de sua lona ou do material que compõe seu toldo, também será analisada e reparada, se necessário.

Por que contratar uma empresa para realizar a manutenção?

Durante a manutenção do seu toldo, a integridade da estrutura metálica deve ser verificada, assim como uma possível manutenção da pintura de proteção a prova de ferrugem e da integridade do material que o compõe.

Para que essas verificações sejam feitas corretamente com segurança e garantia, é importante a contratação de empresas especializadas em executar a manutenção para toldos.

Você gostou das nossas dicas? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e garantir que mais informações úteis para o seu negócio cheguem diretamente na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário