Passo a passo para um ótimo planejamento de obras

  • Home
  • Dicas
  • Passo a passo para um ótimo planejamento de obras

Uma obra em casa pode significar muitas coisas, como dores de cabeça por diversos motivos, problemas com os fornecedores e com a quantidade dos materiais encomendados, descumprimento de prazos, entre outros. Para evitar tudo isso, é essencial que se tenha um planejamento de obras eficaz!

Portanto, para ter sucesso em uma obra é preciso planejar. Alguns pontos devem ser respeitados, como o cronograma da obra, a organização das atividades e dos serviços, o controle dos gastos etc. Pode parecer difícil, mas com as dicas corretas fica muito mais fácil de lidar e programar cada detalhe.

Para ajudar você nesse desafio, preparamos este post para você saber como planejar e garantir o sucesso da obra no seu lar. Confira as dicas passo a passo.

Atividades e serviços

É muito importante que se tenha definido a organização das atividades e dos serviços antes de começar qualquer detalhe da obra. Essa etapa do processo é quando se estabelece o método de construção e o cronograma da obra toda, ou seja, planeje com muito cuidado para que tudo ocorra com tranquilidade e conforme o esperado.

Depois de determinar o método de construção, calcule quanto tempo aproximadamente levará cada etapa. É importante acrescentar a esse tempo estimado uma margem de segurança, que atenda eventuais contratempos. Assim, fica mais fácil manter tudo em ordem e seguindo o planejamento traçado.

Quando se realiza o levantamento dos serviços a serem executados é possível entrar em contato com os responsáveis de cada trabalho que será realizado. Para assim, ter uma estimativa mais exata sobre o tempo de execução de cada tarefa. Isso ajudará ainda mais a manter tudo dentro do cronograma.

Levantamento dos quantitativos

É preciso saber a quantidade necessária de cada serviço. Ou seja, deve-se levantar a quantidade dos materiais necessários, da mão de obra, dos equipamentos que serão utilizados etc. Tudo isso ajudará na hora de criar o orçamento dos custos diretos de todo o processo.

Essa etapa demanda organização e requer muita atenção, pois um erro pode influenciar em todo o planejamento. O mais indicado é que procure ajuda profissional de alguém com mais experiência no ramo. Para que assim, tudo saia conforme o que foi estabelecido no papel e nenhum problema eventual reflita durante as etapas da obra.

Cronograma físico

O cronograma físico se refere ao tempo estipulado para que cada atividade seja finalizada. Tenha em mente que a criação de um planejamento de obras é baseada na relação de tempo e custo. Assim fica mais fácil evitar qualquer falha gerencial por falta de um responsável cobrando a entrega dos materiais, por exemplo.

Dessa forma, fica mais nítida a ação da perda de tempo que acarretará em perda de dinheiro. Além disso, o responsável pela obra deve ter a sagacidade para tomar decisões, uma vez que muitos imprevistos possam ocorrer. Portanto é necessário ser ágil para reverter situações que saiam do planejamento.

Cronograma financeiro

O cronograma financeiro deve respeitar sempre o cronograma físico e os recursos que podem ser investidos. É por meio deste cronograma que se torna possível controlar o que entra e o que sai financeiramente. Por isso, o seu planejamento facilita o controle dos gastos.

Para que tudo saia conforme o planejado, conte com ajuda profissional. Esse é um investimento que vale muito a pena. Pois, além de evitar eventuais problemas, o planejamento de obras é realizado com mais cuidado e o seu cumprimento também é executado com mais atenção. Dessa forma, a obra seguirá o cronograma elaborado mesmo que haja um ou outro imprevisto, e o resultado trará muita felicidade!

Gostou do nosso passo a passo de como criar um ótimo planejamento de obras? Então, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você fica sempre por dentro das nossas novidades!

Blog Comments

[…] você optou por construir sua casa, em vez de comprar uma já pronta, é possível verificar a posição que a construção irá […]

Deixe um comentário