Por que vale a pena fazer um toldo sob medida?

  • Home
  • Dicas
  • Por que vale a pena fazer um toldo sob medida?

Muitas pessoas acham que os toldos são utilizados apenas como proteção contra chuvas, sol, vento e outras intempéries. No entanto, o que muita gente desconhece é que, além da função protetiva, eles também podem proporcionar beleza e sofisticação a qualquer ambiente, principalmente se forem desenvolvidos tendo em vista as particularidades de cada construção.

É por isso que, hoje em dia, o toldo sob medida está caindo no gosto da população em geral, que entende, cada vez mais, sua vantagem e o quanto o custo-benefício desse produto vale a pena.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue a leitura, confira todos os benefícios dos toldos sob medida e descubra ainda como funciona o processo de personalização e adaptação às necessidades do cliente. Vamos lá?

Qual a diferença entre toldos e coberturas?

 A verdade é que todo toldo é uma cobertura, mas nem toda cobertura é um toldo. Se você não está entendendo nada, fique tranquilo, pois explicaremos tudo, tim-tim por tim-tim, a seguir.

O que estamos querendo dizer com a frase acima é que, via de regra, todos os toldos são feitos de lona e têm, além de outras funções, a de cobrir pequenas áreas externas. Já as coberturas, como o próprio nome já diz, também têm o objetivo de cobrir, mas podem ser feitas de outros materiais que não a lona. Conseguiu entender? Veja melhor as diferenças entre um e outro.

Toldos:

  • sempre são fabricados em lona;
  • costumam proteger áreas pequenas, como portas, portarias e janelas;
  • podem ser fixos ou retráteis (manuais ou motorizados);
  • são mais econômicos.

Coberturas:

  • podem ser confeccionadas a partir de diversos materiais (policarbonato, alumínio, vidro etc.);
  • são utilizadas para proteger grandes espaços, como pátios, garagens, entre outros;
  • também podem ter suas estruturas fixas ou móveis.

O que são lonas, afinal?

Como visto acima, para serem considerados toldos, eles devem, invariavelmente, ser confeccionados com lonas. No entanto, de onde vem esse tecido? Quais são suas características? Onde e como são mais utilizados? Se você, assim como muita gente, também tem esses questionamentos, continue a leitura e descubra as respostas!

Origem e etimologia

O termo “lona” é proveniente do nome da cidade francesa chamada Olonne, situada no vale do Loire, local onde esse tecido foi inicialmente produzido.

Características do tecido

Existem vários tipos de lona com diversas composições e finalidades diferentes. Há as lonas feitas com polietileno, usadas para impermeabilizar pisos, as feitas de fibras acrílicas, e as sintéticas, compostas de policloreto de vinila (PVC), que são as mais utilizadas nos toldos. Saiba mais sobre esse último material:

Lonas sintéticas

Elas são chamadas de sintéticas porque são confeccionadas com matérias-primas não naturais, como o PCV citado acima. Em geral, apresentam uma tela de reforço na parte traseira, que é formada a partir de fios de poliéster entrelaçados. Dessa forma, o tecido produzido é altamente resistente a rasgos e esgarçamentos.

Para atenderem aos mais amplos gostos e estilos do cliente, essas lonas (que formarão os toldos) podem receber diversos tipos de tratamentos superficiais, como vernizes, estampas, absorvedores dos raios ultravioletas, entre muitos outros. É por isso que elas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades e condições técnicas do local.

Por que fazer um toldo sob medida?

Por falar em personalização, alguns estabelecimentos comerciais desse segmento oferecem ao cliente a possibilidade de produzir toldos de acordo com as particularidades de cada construção, como é o caso da Toldos Joia.

Benefícios

Os toldos feitos sob medida terão sempre o tamanho e as adaptações que forem necessárias para a casa do cliente, ficando 100% em conformidade com o projeto arquitetônico.

Essa individualização tem o intuito de incorporar o produto à própria decoração do espaço, evitando, dessa forma, ser um corpo estranho no design existente e causar aquela sensação de “estranhamento” quando visto pela primeira vez. 

Etapas do processo de personalização

Em geral, o primeiro passo é a empresa fazer uma visita à residência do cliente para que ela entenda as necessidades da construção. Depois, o profissional fará a medição de todo o espaço e fornecerá o projeto ao cliente, que, em muitos casos, é feito por meio de um desenho para que o cliente se certifique de que aquele toldo é o que ele realmente deseja.

Logo após esse processo, é feito o pedido à loja, que se encarregará da confecção e instalação do produto, respeitando sempre o prazo estipulado no início do projeto.

Garantia

Na Toldos Joia, todas as estruturas em alumínio (como é o caso da base dos toldos) têm garantia de 5 anos contra ferrugem e, no caso das mantas, a garantia varia entre 2 a 5 anos. No entanto, a loja oferece um serviço de assistência permanente, ou seja, ela disponibiliza ao cliente uma equipe pronta para resolver problemas que, em alguns casos, são solucionados de forma totalmente gratuita.

O que a legislação brasileira dispõe a respeito?

Apesar de haver uma grande possibilidade de customização, existem algumas normas que todos os toldos devem seguir, principalmente os de estabelecimentos comerciais. Uma dessas normas diz respeito aos materiais utilizados nas estruturas, que devem ser removíveis, como alumínio, policarbonato, madeira etc.

Além disso, a lei determina que não haja nenhuma possibilidade de circulação de pessoas em cima do toldo e que ele não retenha a água da chuva, o que obriga o cliente a escolher um produto que tenha um ótimo sistema de escoamento. 

Como visto, os toldos, além de protegerem o espaço contra chuva e sol, também podem ser grandes aliados na decoração de ambientes externos quando produzidos em conformidade com as especificações do local. A diversa gama de cores e estampas de lonas e a variedade dos modelos de estruturas disponíveis no mercado (fixos, enroláveis, retráteis, embutidos etc.) fazem com que existam opções de toldos para todos os bolsos e gostos e com infindáveis possibilidades de customização!

Gostou do artigo? Conseguiu entender todos os benefícios que um toldo sob medida pode trazer para a sua residência ou estabelecimento comercial? Se ainda restou alguma dúvida, entre agora mesmo em contato conosco. Os nossos consultores terão o maior prazer em responder a todos os seus questionamentos!

Deixe um comentário