Tecido especial para toldo: quais você precisa conhecer?

Se você deseja adquirir uma cobertura para a sua residência, jardim ou loja, é importante escolher um tecido especial para toldo que seja resistente, duradouro e, por que não, esteticamente agradável.

Normalmente, na hora da compra se costuma analisar mais o modelo de toldo a ser adquirido (embutido, fixo, móvel etc.). No entanto, o material a ser usado na proteção também precisa da devida atenção, pois ele é fundamental para assegurar a qualidade da cobertura e para se atender o propósito desejado com o toldo.

No intuito ajudar você a tomar uma boa decisão na hora da compra, separamos alguns dos principais tecidos existentes para toldos, além de mostrar os benefícios e cuidado que se deve ter durante a escolha deles. Confira!

O conhecimento da finalidade do toldo antes da escolha do tecido

Antes de ver os tipos de tecidos, é preciso entender a importância de saber a finalidade do seu toldo. Isso é necessário porque, além de fatores como proteção à chuva e criação de sombra, existe o aspecto estético envolvido.

Dependendo do design e do material escolhido, o toldo pode se tornar uma peça de decoração, o que reforça a necessidade de se optar por um tecido visualmente agradável. Há ainda o conforto térmico, pois em ambientes quentes, é recomendável escolher tecidos mais frescos, que não retém o calor.

Já em locais frios, o ideal é o oposto. Ou seja: adquirir materiais que conservam melhor a temperatura. Além do desconforto térmico, uma escolha errada pode significar o desgaste prematuro das cores da cobertura.

Existem tecidos técnicos capazes de suportar as variações do clima e a incidência de sol/chuva, sem deixar de lado a beleza e o conforto térmico necessários para uma cobertura de primeira linha. Todavia, para acertar na decisão por eles, você precisa saber quais são os principais tipos de tecidos existentes.

5 tecidos para toldos

Os tecidos mais usados para a confecção de toldos são:

1. Lona acrílica Dralon

A lona acrílica Dralon é uma ótima alternativa para casas, uma vez que seu aspecto atrativo pode se encaixar de forma simples à arquitetura de uma construção. É possível ainda aplicar nesse material uma ampla variedade de cores, tons e estampas por meio de cores fixas e tinta PVC.

Ela é resistente à água, à luz forte e à putrefação (decomposição do material). Também tem estabilidade dimensional, boa permeabilidade ao ar e repele água. Protege bem contra os raios solares, deixando passar pouca luz e suprimindo parte do efeito de ofuscação e, inclusive, apresenta proteção contra raios UV.

É resistente também ao rasgo ou à ruptura por tração e à abrasão, além de contar com boa durabilidade. Vale mencionar que uma lona acrílica é constituída por fibras, normalmente pigmentadas em massa. Isso colabora na prevenção de desbotamento da peça, o que ajuda a manter seu aspecto colorido por vários anos.

2. PVC

As lonas de PVC costumam ser mais baratas, assim como as acrílicas, e normalmente são empregadas em superfícies comerciais. Elas são ótimas opções para se montar toldos com formato concha e para se estampar publicidades. Também podem ser lavadas de forma fácil, porém não se deve utilizar produtos abrasivos em sua higienização.

Tecidos desse tipo permitem a impressão digital e, além disso, dá para se usar tinta PVC para pintá-los e colocar vinil. Todavia, esse modelo acumula mais calor.

3. Tela microperfurada

Telas microperfuradas são muito utilizadas em residências. Elas conservam menos calor do que as feitas de PVC, permitindo a entrada de ar e contribuindo para ambientes mais arejados e frescos. Não são totalmente opacas por conta dos furos, o que permite enxergar parcialmente o exterior. É possível imprimir diretamente nelas, possibilitando que o estabelecimento insira publicidade em suas superfícies.

Um exemplo é a tela microperfurada Soltis, que é resistente a deformações. Os polímeros empregados na sua fabricação, quando de qualidade, garantem uma maior resistência da coloração ao longo tempo. Pode ser higienizada com água e detergente neutro.

4. Vinílicas

Esse tipo de lona é fabricada com um laminado vinílico reforçado, em conjunto com poliéster. Os dois componentes são resistentes, gerando um tecido que dificilmente pode ser danificado.

Ele também passa por tratamento especial para proteger contra a forte incidência de luz solar e contra os raios UV. Isso diminui consideravelmente as possibilidades de ressecamento do tecido e de desbotamento da cor.

Há tipos que recebem, ainda, acabamentos que protegem do fogo e até da aderência de sujeira, ajudando a conservar o tecido por mais tempo sem necessitar de muitas limpezas periódicas. Telas vinílicas deixam passar um pouco de luminosidade, de modo que são indicadas para locais em que se deseja claridade externa.

5. Policarbonato

Outro tecido especial para toldo é o policarbonato. Ele deixa a luz natural adentrar o ambiente por meio de si, porém protege completamente contra chuvas e outras intempéries.

No entanto, ele pode aquecer com o calor externo, transferindo-o para o meio interno e deixando a temperatura de todo o local mais quente. Porém, existem coberturas desse material que são atérmicas, isto é, refletem o calor e, portanto, mantém o ambiente fresco ou com temperatura regular.

Benefícios da escolha certa do tecido especial para toldo

Inicialmente, uma decisão bem tomada pode contribuir com a decoração do ambiente. Além disso, se a prioridade for resistência, é possível contar com uma cobertura capaz de suportar testes de coluna de água, alta incidência de luz solar e abrasão.

Se o objetivo é um espaço mais fresco, então a escolha certa será por um tecido que “respira”, ou seja, não deixa acumular calor embaixo do toldo. Também é importante considerar o tipo de toldo, pois um modelo retrátil, por exemplo, necessita de um tecido resistente a torções e dobramentos. 

Para encontrar o tecido especial para toldo desejado, é importante buscar uma fornecedora que consiga trabalhar sob demanda com qualquer material. Uma empresa dinâmica costuma estar atenta às matérias-primas de maior qualidade, que sigam laudos técnicos de excelência e que contam com bom desempenho, além de serem sustentáveis e terem bons designs.

Ficou com alguma dúvida sobre como escolher o melhor tecido para o seu toldo? Entre em contato como nossa equipe para que possamos ajudar você!

Deixe um comentário
Share This