Tipos de toldo: conheça 8 e suas características

Na hora de escolher os tipos de toldo ideais para sua necessidade, você precisa estar atento a alguns detalhes importantes. Além da finalidade para a qual o seu toldo será usado, é preciso verificar as características climáticas e as estruturas do local.

Quer saber mais sobre o tema e entender a característica de cada um? Continue a leitura e veja 8 tipos de toldo e suas características! Vamos lá!

1. Fixo

Esse tipo de toldo não permite mudanças após a instalação. Geralmente, o toldo fixo é utilizado em partes das edificações que não sofrerão alterações futuras e pode ser visto em coberturas de salões, varandas ou quadras.

Nesses modelos, não é possível abrir ou fechar a estrutura, e eles acabam sendo menos discretos que outros tipos.

2. Retrátil

Você já deve ter passado por alguns deles na rua. O toldo retrátil tem um mecanismo de “sanfona”, e pode estar aberto ou fechado. As diferentes fases do movimento desses tipos de toldo fazem com que você controle melhor a incidência de luz e vento, por exemplo.

Eles podem ser instalados em diversos lugares, com preferência para janelas de casas e apartamentos. São modelos muito úteis e parecidos com nosso próximo tipo.

3. Capota

O toldo capota carrega o “DNA” retrátil, com variações no design. Ele tem um formato arredondado, que pode ser recolhido ou estendido.

Ele pode ser feito em tamanhos menores, apropriado para janelas pequenas. Dessa forma, é conhecido como toldo tipo capô, podendo ser encontrado nos modelos quadrados e arredondados.

4. Túnel

Esse modelo fixo se destaca por formar corredores cobertos com o seu formato. Como o nome indica, ele cria um túnel em locais de passagens de um ambiente a outro.

Esses tipos de toldo protegem tanto do sol quanto da chuva. São ideais para que empresas tornem a experiência dos consumidores mais positiva.

5. Vertical

Muita gente chega a confundir esse tipo de toldo com uma cortina. Realmente, são muito parecidos, mas normalmente são feitos com materiais e para finalidades diferentes.

Você pode enrolar o modelo vertical quando quiser, deixando o ambiente completamente aberto. São muito difundidos para criar paredes móveis, que dão privacidade para coberturas, sacadas ou até varandas em casas.

6. Articulado

O toldo articulado tem braços móveis, e tem uma funcionalidade parecida com os retráteis quanto a isso. Esse movimento permite mudar a angulação do toldo, controlando melhor a luz e a ventilação do ambiente.

Ainda existem toldos articulados que são embutidos, tendo uma única diferença. Os embutidos podem ser recolhidos para uma espécie de compartimento. Uma ótima opção para quem busca uma estética menos chamativa.

7. Ponto reto

Pode-se dizer que esse é um dos tipos de toldo mais comuns do mercado. Ele é extremamente difundido, podendo ser visto em lojas ou casas.

O ponto reto é extremamente leve e tem braços reclináveis, que permitem certa movimentação ao equipamento. Com a flexibilidade nos braços, ele consegue se adaptar aos fortes ventos.

8. Móvel

Os móveis são estruturas que possibilitam uma remoção prática do lugar no qual foram instalados. Por terem essa característica, são muito utilizados em festas comerciais ou particulares, assim como em grandes eventos.

Você pode encontrar diversos modelos de toldos móveis, como os piramidais e os chapéus de bruxa. Esse último é um dos mais práticos entre os modelos móveis.

Existem diversos tipos de toldo e só uma marca especialista pode ajudar a escolher a melhor opção do mercado para você. A Toldos Jóia quer compartilhar seus 50 anos de experiência no mercado de toldos e coberturas com você!

Gostou do nosso conteúdo? Ele foi útil para você? Então assine agora a nossa newsletter e receba as melhores informações, dicas e conteúdos para a sua necessidade.

Deixe um comentário
Share This