Veja aqui o que você precisa saber sobre cobertura retrátil!

  • Home
  • Decoração
  • Veja aqui o que você precisa saber sobre cobertura retrátil!

O que é uma cobertura retrátil e quais são os tipos e as vantagens de uso? A utilização dessa peça é mesmo segura? Como é feita a montagem dessa proteção?

Essas são algumas perguntas que precisam ser feitas por quem está cogitando implementar esse formato de cobertura na área externa ou interna, seja qual for o tipo de imóvel.

E para lhe ajudar a solucionar as dúvidas, preparamos este texto com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto.

Então, se ficou interessado, acompanhe a leitura e entenda os detalhes sobre a cobertura retrátil!

Cobertura retrátil

A cobertura retrátil é instalada em áreas externas ou internas de casas residenciais, centros empresariais e imóveis comerciais. A sua função é proteger o ambiente das ações climáticas, como as chuvas, os ventos — que trazem poluição e sujeira —, os intensos raios solares, as eventuais chuvas de granizo, etc.

Dessa forma, com a implementação desse tipo de proteção, a área externa pode ser mais utilizada pelas pessoas, seja, por exemplo, na área da piscina de casa, no espaço da churrasqueira, no jardim de inverno, entre outros.

Atualmente, há diversos modelos de coberturas, com estruturas que são fabricadas em diferentes materiais. Desse modo, cabe ao usuário escolher, com a ajuda de um profissional da área, aquela que melhor atenderá às necessidades do local em que será implementada.

Dependendo, pode-se ainda optar pela cobertura personalizada, ou seja, aquela que é produzida especificamente para atender às singularidades e às exigências de uma determinada situação. Pode ser constatado, portanto, que cabe o auxílio de um profissional experiente para que o resultado do investimento seja totalmente satisfatório, seguro e eficaz.

Com isso em mente, é interessante se informar sobre as coberturas — quais são os materiais utilizados e qual é a opção ideal para o seu contexto, o que é necessário para montar a cobertura, etc. — para que, junto de um profissional, seja tomada a melhor decisão possível diante das condições do local.

Tipos de cobertura

Há as coberturas com teto fixo — em policarbonato e alumínio — ou com teto móvel, como as lonas. Cada variedade tem suas distinções, portanto, você deve analisar a situação para escolher de modo acertado qual é o material que melhor atende às suas necessidades.

Policarbonato

Esse material é leve e translúcido, ou seja, é perfeito para áreas que necessitam do aproveitamento da luz natural. Por conta disso, o ambiente fica iluminado por mais tempo, durante o dia, e a decoração se torna ainda mais especial e bela. Além disso, o espaço fica protegido da chuva, do vento e dos raios solares fortes.

Ele pode ser fabricado em diversos tamanhos, texturas e cores. O ideal é entrar em contato com uma empresa que forneça o serviço com responsabilidade e qualidade.

Alumínio

As coberturas fabricadas com esse material oferecem alta resistência às ações climáticas e são extremamente duráveis. Isso faz com que o alumínio apresente um ótimo custo-benefício, sendo um investimento perfeito para quem quer gastar menos e com qualidade.

Lonas

As lonas são confeccionadas a partir das medidas específicas de cada local, podendo ser retas, curvas e com a presença ou não de calhas. Elas são ideais para ambientes com espaço de teto móvel, podendo ser fechadas quando necessário.

É importante investir em uma lona de alta qualidade, com costuras vulcanizadas, para garantir durabilidade maior e proteção durante mais tempo. Esse produto também pode ser personalizado, em cores variadas, a depender do gosto do usuário.

Vantagens de usar uma cobertura retrátil

Versatilidade

Um ponto que faz com que esse tipo de cobertura seja muito atraente é que ela oferece a liberdade ao usuário de deixá-la aberta ou fechada, a depender da situação climática. Ou seja, em um dia ameno, pode-se aproveitar a área externa com a cobertura fechada. Já em dias quentes, com muito sol, é mais agradável deixá-la aberta, protegendo, assim, o ambiente do calor.

Além disso, a cobertura retrátil é um charme a mais na decoração, podendo ser pintada para combinar com a composição de cores do local. A escolha da matéria-prima da cobertura é importante na hora de pensar na funcionalidade de sua utilização, mas também deve ser planejada para ornar com a decoração, dependendo de onde for instalada.

Segurança

Toda cobertura precisa seguir as especificações técnicas para que o projeto dê certo, pois o fato de ser retrátil implica cálculos diferenciados para aumentar a segurança. O seu manuseio, portanto, deve ser sempre conforme as especificações.

É importante lembrar que, também por causa da retratilidade, a eficiência em proteção contra chuva poderá diminuir. Por isso, é bem importante elaborar um projeto específico para cada instalação.

A cobertura retrátil se movimenta sobre trilhos e guias e envolve o deslocamento de painéis pesados. Por causa disso, o cálculo da estrutura de aço deve ser feito com exatidão, para que tudo funcione perfeitamente.

Além disso, o projeto também envolve a motorização da movimentação dos painéis, que deve ocorrer suavemente, sem travamentos que danifiquem o material em uso ou causem acidentes.

Alguns cuidados também devem ser tomados durante o uso da cobertura no dia a dia, principalmente se a estrutura dela for utilizada para outros fins, como para suportar uma TV, ou até mesmo para pendurar vasos de plantas — prática que é muito usual.

Essas atividades que divergem da função central da estrutura da cobertura devem ser informadas ao fabricante, para que os novos usos não interfiram no cálculo estrutural.

Manutenção simples

Quanto aos cuidados de uso diário, a cobertura apresenta uma conservação tranquila, necessitando apenas de lavagem a cada três meses, que pode ser realizada apenas com água e sabão neutro. Desse modo, a sua limpeza é bastante fácil de executar. Uma dica é não deixar que a sujeira acumule, pois, com o tempo, ela vai endurecendo, tornando a remoção do acúmulo mais difícil.

Deve-se evitar o uso de produtos químicos na hora da higienização. Esses agentes podem danificar a superfície da cobertura e retirar o tratamento que o material recebe contra raios UV e mofo, causando o ressecamento e, consequentemente, a degradação do produto mais rapidamente.

Como montar uma cobertura

A execução do projeto da cobertura deve seguir cada detalhe do local em que ela será colocada para que a instalação ocorra sem problemas. Assim, é preciso respeitar todas as medidas, a fim de evitar qualquer surpresa desagradável durante a execução. Deve-se, ainda, conferir os vãos existentes, para confirmar se as peças cabem nos espaços.

Saiba que a cobertura retrátil pode ser montada para abrir do centro para o lado ou de um lado para o outro, respeitando as suas limitações e fazendo os devidos usos de materiais de fixação e de vedação.

Portanto, deve-se livrar qualquer tensão na estrutura que possa passar para o material da telha, seja de vidro ou policarbonato, por exemplo. Uma dica é utilizar uma borracha de etileno-propileno entre os espaços de contato, que funcionará como um intermediador mole entre os materiais rígidos.

Outros fatores importantes a saber são: quantas pessoas são necessárias para executar o projeto, quais são as máquinas que serão utilizadas e que  ferramentas se deve providenciar para o serviço. Ou seja, é fundamental um planejamento do trabalho. Por isso, conte com uma equipe especializada no assunto para efetuar a instalação com segurança.

Gostou de saber mais sobre a cobertura retrátil? Viu como dá para instalá-la sem problemas quando as especificações do fabricante são seguidas corretamente?

É importante considerar a assistência de um profissional da área para que todas as fases do projeto sejam muito bem executadas. Com certeza, assim, o resultado só trará satisfação e o investimento será muito recompensador.

Agora que você já sabe tudo sobre a cobertura retrátil, ficou com alguma dúvida? Então, que tal entrar em contato com a Toldos Jóia? Estamos prontos para lhe atender da melhor forma possível!

Deixe um comentário
Share This